Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto

Um documentarista da Luz, do analógico ao digital. No meu ofício de fotógrafo, com uma ativa contemplação da beleza dessa energia luminosa, que chega graciosamente até nós. Coletivizar saberes, aprender e compartilhar nossas criações! E Empreender nossos Sonhos! 30Anos no ofício da Fotografia: o olho que vê e faz o coração vibrar, compartilha o sentimento!
http://www.corluzimagem.blogspot.com.br/

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

“A Arte é a linguagem natural da humanidade.”

Com esta frase, título deste post, sintetiza a obra e a vida dessa grande artista de origem polonesa, naturalizada brasileira, vindo para o Brasil em 1934. E fez sua passagem em 2001, no Rio de Janeiro. 
É em sua comeração, que o Instituto Fayga Ostrower festeza os 90 anos de seu nascimento. E eu, humildimente, em profundo agradecimento aos seus ensinamentos, num dos livros que mais aprendi sobre Arte: "Universos da Arte" (1983), presto minha homenagem. E recomendo este livro, com toda meu entusiasmo de eterno aprendiz! Uma obra que, de certa forma documenta um trabalho que esta artista desenvolvia como educadora: um curso que ministrou para operários gráficos. Sua didática e sensibilidade, no decorrer da obra e curso. Sua paixão em compartilhar, mas também de mostrar os grandes mestres das artes, suas obras, seus estilos e toda gama de emoções impregnadas em suas obras. Um verdadeiro curso de História da Arte, com muito conhecimento e paixão pelo seu ofício de artista. Fartamente ilustrado. Interessante, que o livro foi editado no mesmo ano em que resolvi assumir a Fotografia como meu maior ofício. Lá se vão 27 anos! E este livro, até hoje, me acompanha e vez em quando dou uma folheada e sempre me traz uma nova inspiração. Realmente contribuiu muito para minha formação de fotógrafo e no meu apuro de minha visão fotográfica. O que julgo essencial para todo àquele que pretende enveredar por esse meio de expressão. 

Adoro suas gravuras e sua aquarelas! E quero agradecer a sua grande contribuição às nossas vidas, com suas obras e produção intelectual. VIVA FAYGA OSTROWER!   

Pois todos temos nossas origens, mas a criação e arte, como dizia Fayga: "...representa um caminho de conhecimento da realidade humana".  Tão importante para nossas vidas, no resgate do universal da raça humana: una em sua jornada de evolução e conhecimento, mais fraterna e sem fronteiras! 
Para conhecer de perto suas obras visite a exposição aqui em Floripa de 19 de agosto a 14 de outubro de 2010, no Museu Victor Meirelles. 

Mais informações:
Instituto Fayga Ostrower:http://www.faygaostrower.org.br/index.php



Um comentário:

  1. Conheça a obra da artista Fayga Ostrower em exposição no Museu Victor Meirelles, com vistitação de 18 de agosto a 14 de outubro de 2010. Ilha de Santa Catarina.

    ResponderExcluir