Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

“A Arte é a linguagem natural da humanidade.”

Com esta frase, título deste post, sintetiza a obra e a vida dessa grande artista de origem polonesa, naturalizada brasileira, vindo para o Brasil em 1934. E fez sua passagem em 2001, no Rio de Janeiro. 
É em sua comeração, que o Instituto Fayga Ostrower festeza os 90 anos de seu nascimento. E eu, humildimente, em profundo agradecimento aos seus ensinamentos, num dos livros que mais aprendi sobre Arte: "Universos da Arte" (1983), presto minha homenagem. E recomendo este livro, com toda meu entusiasmo de eterno aprendiz! Uma obra que, de certa forma documenta um trabalho que esta artista desenvolvia como educadora: um curso que ministrou para operários gráficos. Sua didática e sensibilidade, no decorrer da obra e curso. Sua paixão em compartilhar, mas também de mostrar os grandes mestres das artes, suas obras, seus estilos e toda gama de emoções impregnadas em suas obras. Um verdadeiro curso de História da Arte, com muito conhecimento e paixão pelo seu ofício de artista. Fartamente ilustrado. Interessante, que o livro foi editado no mesmo ano em que resolvi assumir a Fotografia como meu maior ofício. Lá se vão 27 anos! E este livro, até hoje, me acompanha e vez em quando dou uma folheada e sempre me traz uma nova inspiração. Realmente contribuiu muito para minha formação de fotógrafo e no meu apuro de minha visão fotográfica. O que julgo essencial para todo àquele que pretende enveredar por esse meio de expressão. 

Adoro suas gravuras e sua aquarelas! E quero agradecer a sua grande contribuição às nossas vidas, com suas obras e produção intelectual. VIVA FAYGA OSTROWER!   

Pois todos temos nossas origens, mas a criação e arte, como dizia Fayga: "...representa um caminho de conhecimento da realidade humana".  Tão importante para nossas vidas, no resgate do universal da raça humana: una em sua jornada de evolução e conhecimento, mais fraterna e sem fronteiras! 
Para conhecer de perto suas obras visite a exposição aqui em Floripa de 19 de agosto a 14 de outubro de 2010, no Museu Victor Meirelles. 

Mais informações:
Instituto Fayga Ostrower:http://www.faygaostrower.org.br/index.php



Um comentário:

  1. Conheça a obra da artista Fayga Ostrower em exposição no Museu Victor Meirelles, com vistitação de 18 de agosto a 14 de outubro de 2010. Ilha de Santa Catarina.

    ResponderExcluir