Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

sábado, 4 de setembro de 2010

Wayne Levin- A opção pela estética do Preto-e-Branco

                                   
                 






                           Surfacing Humpback Whales

    
 A Fotografia por ofício, desde seu aniversário de 12 anos, onde seu pai o presenteou com sua primeira câmera até hoje em seus 65 anos, Levin enfatiza que sempre gostou de olhar o mundo pela câmera. Uma visão que se lapidou em uma formação técnica apurada em escolas de fotografia e artes de São Francisco e Nova York. Mas que, além da apurada técnica, desenvolveu com sua sensibilidade um estilo próprio, ao encontrar seu tema preferido: o ambiente marinho. Nascendo em uma grande metrópole, Los Angeles, muda-se para a natureza do Havaí, dos 24 anos até hoje. Conhecendo vários mares pelo mundo, é no Havaí, em seu mar, a sua principal fonte de inspiração e trabalho.

Inicia com a fotografia colorida, à beira-mar, o encontro da água com terra, depois flutua na prancha de surf e submergi, na busca de um novo mundo, como define em suas palavras: "Para mim, a superfície da água é como a divisória de dois mundos. Quando passo pela superfície, sinto-me como Alice passando através do espelho. O mundo subaquático parece um sonho, mas é real."

Frustrado com o resultado da fotografia colorida subaquática, pois era obrigado a usar iluminação artificial(flash), para conseguir uma cor mais equilibrada (o famoso WB- Balanço de Branco) com a fonte de luz e um espectro de cores completo. Então, encontrou na estética da fotografia PB, um abstracionismo do meio aquático. O preto e branco mudoru o espaço liquido, quando colorido, para talvez ser água ou até mesmo ar. Ás vezes, provocando ao observador a pergunta: - os objetos estão suspensos no ar ou flutuando na água? Onde o fotógrafo caracteriza seu estilo, por cenas amplas, com luz natural, com grandes contrastes, conseguindo uma maior definição das imagens. E afirma:"quase todo meu trabalho é de áreas amplas, raramente faço close-ups."

Em plena era digital, dos avanços desta tecnologia na Fotografia, Levin utiliza os filmes PB, somada a toda uma técnica apurada em sua formação de fotógrafo, culminando com o mestrado em Nova York. Obtendo como produto final imagens de alta qualidade estética e técnica. Interessante que em terra, ele utiliza equipamento digital, para suas capturas. Mas se notabilizou com suas, às vezes, intrigantes imagens em Preto e Branco, expostas em vários museus importantes pelo mundo. 


     


    Akule Beneath Ocean Surface


Nenhum comentário:

Postar um comentário