Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto

Um documentarista da Luz, do analógico ao digital. No meu ofício de fotógrafo, com uma ativa contemplação da beleza dessa energia luminosa, que chega graciosamente até nós. Coletivizar saberes, aprender e compartilhar nossas criações! E Empreender nossos Sonhos! 30Anos no ofício da Fotografia: o olho que vê e faz o coração vibrar, compartilha o sentimento!
http://www.corluzimagem.blogspot.com.br/

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

sábado, 4 de setembro de 2010

Wayne Levin- A opção pela estética do Preto-e-Branco

                                   
                 






                           Surfacing Humpback Whales

    
 A Fotografia por ofício, desde seu aniversário de 12 anos, onde seu pai o presenteou com sua primeira câmera até hoje em seus 65 anos, Levin enfatiza que sempre gostou de olhar o mundo pela câmera. Uma visão que se lapidou em uma formação técnica apurada em escolas de fotografia e artes de São Francisco e Nova York. Mas que, além da apurada técnica, desenvolveu com sua sensibilidade um estilo próprio, ao encontrar seu tema preferido: o ambiente marinho. Nascendo em uma grande metrópole, Los Angeles, muda-se para a natureza do Havaí, dos 24 anos até hoje. Conhecendo vários mares pelo mundo, é no Havaí, em seu mar, a sua principal fonte de inspiração e trabalho.

Inicia com a fotografia colorida, à beira-mar, o encontro da água com terra, depois flutua na prancha de surf e submergi, na busca de um novo mundo, como define em suas palavras: "Para mim, a superfície da água é como a divisória de dois mundos. Quando passo pela superfície, sinto-me como Alice passando através do espelho. O mundo subaquático parece um sonho, mas é real."

Frustrado com o resultado da fotografia colorida subaquática, pois era obrigado a usar iluminação artificial(flash), para conseguir uma cor mais equilibrada (o famoso WB- Balanço de Branco) com a fonte de luz e um espectro de cores completo. Então, encontrou na estética da fotografia PB, um abstracionismo do meio aquático. O preto e branco mudoru o espaço liquido, quando colorido, para talvez ser água ou até mesmo ar. Ás vezes, provocando ao observador a pergunta: - os objetos estão suspensos no ar ou flutuando na água? Onde o fotógrafo caracteriza seu estilo, por cenas amplas, com luz natural, com grandes contrastes, conseguindo uma maior definição das imagens. E afirma:"quase todo meu trabalho é de áreas amplas, raramente faço close-ups."

Em plena era digital, dos avanços desta tecnologia na Fotografia, Levin utiliza os filmes PB, somada a toda uma técnica apurada em sua formação de fotógrafo, culminando com o mestrado em Nova York. Obtendo como produto final imagens de alta qualidade estética e técnica. Interessante que em terra, ele utiliza equipamento digital, para suas capturas. Mas se notabilizou com suas, às vezes, intrigantes imagens em Preto e Branco, expostas em vários museus importantes pelo mundo. 


     


    Akule Beneath Ocean Surface


Nenhum comentário:

Postar um comentário