Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

domingo, 10 de abril de 2011

Cora Coralina - Mulher Guerreira

                                                      Acervo Museu Casa de Cora Coralina



26 anos da morte de Cora Coralina
Nosso blog na poderia deixar passar esta importante data, pois é dela a nossa frase de abertura e muitas inspirações: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Em memória dessa poetisa (que também era doceira) e brava mulher brasileira, que lutou toda sua vida e conseguiu na sua fase mais madura o reconhecimento de ser Poetisa, aos 76 anos pela generosidade e reconhecimento de outro grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Minha homenagem a tantas mulheres, lutadoras, doceiras como, uma afro-descendente, com sua imagem esguia, mas altiva e carinhosa. Seu nome me foge à memória! Na minha Caxias do Sul, colonizada por imigrantes italianos e que adoçava meus sonhos de infância, com suas cocadas e pés-de-moleque.  

Cora teve uma vida dura, mas que soube recriar cada instante com suavidade e compaixão, esperança e muito amor pela vida.  Que poderia ser sintetizada pelo o que Ela escreveu:
(...)” Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.”

Cora Coralina


O dia 10 de abril marca os 26 anos da morte de Cora Coralina, poetisa goiana. Em homenagem a Cora, o Museu Casa de Cora Coralina, na Cidade de Goiás, promove uma jornada de estudos sobre a obra da poeta de 11 a 13 de abril na Unidade Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás (UEG). No dia 10 de abril às 19h, será celebrada uma missa na Catedral de Santana, relembrando a artista.

“É importante salientar que são 26 anos de ausência de Cora, mas sua memória está presente também no museu, que foi a casa dela, hoje revitalizado para preservar a obra da artista”, disse a diretora do museu, Marlene Velasco. 
http://www.casadecoracoralina.com.br/ 

Viva Cora Coralina, uma mulher que acreditou em seu sonho e perseverou nele, apesar das adversidades de sua vida! E venceu! Com toda sua simplicidade e sensibilidade!
Viva em nossos corações e mentes! Nas suas eternas poesias!
Obrigado “Aninha” pelo seu grande exemplo de humanidade! 

DAS PEDRAS
Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

(Meu Livro de Cordel, p.13, 8°ed., 1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário