Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto

Um documentarista da Luz, do analógico ao digital. No meu ofício de fotógrafo, com uma ativa contemplação da beleza dessa energia luminosa, que chega graciosamente até nós. Coletivizar saberes, aprender e compartilhar nossas criações! E Empreender nossos Sonhos! 30Anos no ofício da Fotografia: o olho que vê e faz o coração vibrar, compartilha o sentimento!
http://www.corluzimagem.blogspot.com.br/

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aperte o botão! Qual?!

No mês que se comemoram, oficialmente no dia 19, os 172 anos da invenção da Fotografia, enquanto técnica de gravação da imagem, a Kodak, caracterizou muito bem o salto tecnológico, de uma época (1888) quando sua publicidade vaticinou: “Aperte o botão, e nós fazemos o resto!” Nascia a Moderna Fotografia: a câmera portátil, com o filme em rolo. A empresa de Eastmam recebia a câmera com o filme operado e processáva-o quimicamente, devolvendo-a carregada com filme e mais as fotos, montadas em cartão. 

Lançada com o slogan: “Você aperta o botão, nós fazemos o resto.” A câmera portátil da Kodak alcançou um sucesso imenso, popularizando a Fotografia, cada vez mais. Pois esta frase “conquistou o mundo todo”, assim explicou o fotógrafo e autor Watt Brummitt. Em parte, por ser facilmente memorizada e sobretudo por ser verdadeira, pois seu uso “dispensava estudos preliminares, laboratórios e produtos químicos” , escrevia o próprio Eastmam no manual de instruções. E como se dizia na época, apenas restava ao fotógrafo “bater a chapa”.

Hoje, com a Fotografia Digital, o papel do fotógrafo é muito maior e mais complexo. Pois além da técnica fotográfica, precisa entender um pouco do mundo digital: hardware, software e suas configurações. Bem como, todo o chamado Fluxo Digital, ou o workflow. Aprender informática. Onde o fotógrafo não mais só “aperta o botão”, mas comanda todo o processo fotográfico digital: desde a captura da imagem, seu processamento e destino final de seu trabalho. Claro que, existem àqueles que não querem o trabalho do processamento e pós-produção digital e preferem continuar só na captura da imagem.

Uma notícia atual, sob o título: Borges faz aula de fotografia para não errar mais o clique nos gols” Atacante tentou inovar na comemoração contra o Ceará, mas não conseguiu acionar a câmera. Agora recebe dicas do fotógrafo Marcos Riboll.
Exemplifica bem o caso do fotógrafo nos dias de hoje, em tempos digitais e redes sociais: “Não basta só apertar o botão! Pois tem que aprender, de início, em qual botão apertar!”

Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/08/borges-faz-aula-de-fotografia-para-nao-errar-mais-o-clique-nos-gols.html

 “O artilheiro do Santos no Brasileirão, com oito gols em dez jogos, o atacante Borges, sorridente, tentou se defender das críticas que recebeu dos seus colegas:”

- “Essa câmera tem muitos botões. Não sabia direito qual apertar (risos).”

Vendo estas necessidades fotográficas, nasceu o projeto ImagemVIP- um olhar cuidadoso com o fazer fotográfico de cada um. Um atendimento personalizado ao fotógrafo digital. Amador ou profissional.
Um grande exemplo de todo esse trabalho, desde 2008 é a declaração de uma profissional, de Florianópolis, que iniciou com a Fotografia Analógica e, hoje executa seu trabalho digitalmente.

Joyce Mussi:- “A evolução da tecnologia impactou significativamente a seara fotográfica. Portanto, nós, profissionais, enfrentamos um grande desafio: adaptação aos novos instrumentos de trabalho. A máquina digital, bem como os softwares de edição, nos auxiliaram a aprimorar o trabalho, mas por outro lado, a mudança exigiu tempo e dedicação. Com certeza, as aulas do Bira foram fundamentais neste processo, facilitando a transição do meu trabalho para o modo digital.”   

Participou dos cursos do ImagemVIP- Básico e Avançado com o Lightroom

                                                                                             JoyceMussi



Nenhum comentário:

Postar um comentário