Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aperte o botão! Qual?!

No mês que se comemoram, oficialmente no dia 19, os 172 anos da invenção da Fotografia, enquanto técnica de gravação da imagem, a Kodak, caracterizou muito bem o salto tecnológico, de uma época (1888) quando sua publicidade vaticinou: “Aperte o botão, e nós fazemos o resto!” Nascia a Moderna Fotografia: a câmera portátil, com o filme em rolo. A empresa de Eastmam recebia a câmera com o filme operado e processáva-o quimicamente, devolvendo-a carregada com filme e mais as fotos, montadas em cartão. 

Lançada com o slogan: “Você aperta o botão, nós fazemos o resto.” A câmera portátil da Kodak alcançou um sucesso imenso, popularizando a Fotografia, cada vez mais. Pois esta frase “conquistou o mundo todo”, assim explicou o fotógrafo e autor Watt Brummitt. Em parte, por ser facilmente memorizada e sobretudo por ser verdadeira, pois seu uso “dispensava estudos preliminares, laboratórios e produtos químicos” , escrevia o próprio Eastmam no manual de instruções. E como se dizia na época, apenas restava ao fotógrafo “bater a chapa”.

Hoje, com a Fotografia Digital, o papel do fotógrafo é muito maior e mais complexo. Pois além da técnica fotográfica, precisa entender um pouco do mundo digital: hardware, software e suas configurações. Bem como, todo o chamado Fluxo Digital, ou o workflow. Aprender informática. Onde o fotógrafo não mais só “aperta o botão”, mas comanda todo o processo fotográfico digital: desde a captura da imagem, seu processamento e destino final de seu trabalho. Claro que, existem àqueles que não querem o trabalho do processamento e pós-produção digital e preferem continuar só na captura da imagem.

Uma notícia atual, sob o título: Borges faz aula de fotografia para não errar mais o clique nos gols” Atacante tentou inovar na comemoração contra o Ceará, mas não conseguiu acionar a câmera. Agora recebe dicas do fotógrafo Marcos Riboll.
Exemplifica bem o caso do fotógrafo nos dias de hoje, em tempos digitais e redes sociais: “Não basta só apertar o botão! Pois tem que aprender, de início, em qual botão apertar!”

Link: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/08/borges-faz-aula-de-fotografia-para-nao-errar-mais-o-clique-nos-gols.html

 “O artilheiro do Santos no Brasileirão, com oito gols em dez jogos, o atacante Borges, sorridente, tentou se defender das críticas que recebeu dos seus colegas:”

- “Essa câmera tem muitos botões. Não sabia direito qual apertar (risos).”

Vendo estas necessidades fotográficas, nasceu o projeto ImagemVIP- um olhar cuidadoso com o fazer fotográfico de cada um. Um atendimento personalizado ao fotógrafo digital. Amador ou profissional.
Um grande exemplo de todo esse trabalho, desde 2008 é a declaração de uma profissional, de Florianópolis, que iniciou com a Fotografia Analógica e, hoje executa seu trabalho digitalmente.

Joyce Mussi:- “A evolução da tecnologia impactou significativamente a seara fotográfica. Portanto, nós, profissionais, enfrentamos um grande desafio: adaptação aos novos instrumentos de trabalho. A máquina digital, bem como os softwares de edição, nos auxiliaram a aprimorar o trabalho, mas por outro lado, a mudança exigiu tempo e dedicação. Com certeza, as aulas do Bira foram fundamentais neste processo, facilitando a transição do meu trabalho para o modo digital.”   

Participou dos cursos do ImagemVIP- Básico e Avançado com o Lightroom

                                                                                             JoyceMussi



Nenhum comentário:

Postar um comentário