Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

sábado, 21 de abril de 2012



Captada em filme, cromo 35mm. Pôr-do-Sol- rio Guaíba. Porto Alegre.Brasil. 1983.


LUZ, COR...AÇÃO!  (Reeditando...)

(Antes de apertar o botão, acione sua intuição e todos seus sentidos!)

"A sua visão só se tornará clara quando puder olhar para o
seu próprio coração.
Quem olha para fora sonha; quem olha para dentro acorda.”

Carl Jung

Rever meus Amigos e compartilhar conhecimentos. Práticas de 29 anos do ofício de “escrever com a Luz...”, senti a vontade de reeditar o curso de Fotografia “Luz, Cor...Ação”. Só que hoje, repaginado e plugado no processo fotográfico digital. Pois, quando do seu lançamento, na maravilhosa Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, 1991, ainda trabalhávamos com o filme.   
Depois vieram o 1º curso de Fotografia no Centro Cultural “Usina do Gasômetro”, Teatro de Câmara, Museu de Porto Alegre. Todos produzidos em com conjunto com a Séc. Municipal de Cultura de PoA, através da Coordenação de Cinema, Foto e Vídeo. Em 1993, aportando na Ilha de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura, Instituto Vêneto, entre outras instituições e centros de cultura.

Desde então, muita coisa mudou, principalmente, a maneira de captar a imagem fotográfica, mas apenas mudamos suporte- do “Filme” para o “Sensor”. Mas os princípios básicos da técnica e linguagem continuaram os mesmos: “o princípio da câmera escura” desde Hercules Florence, Niépce, Daguerre e tantos outros pioneiros.

Mas, para mim, ainda o fundamental, hoje é a convergência apregoada por Ernst Haas, fotógrafo, de um lado; e Leonardo Boff, filósofo e teólogo: “Ao ver a Natureza, precisamos escutá-la, com todos os nossos sentidos!” E escutando-a, estaremos ouvindo nosso coração, nossa intuição e não “erraremos” o clic!

Pois, em tempos digitais, com tantos recursos e modelos de câmeras, compreendo melhor o que se diferencia um simples “apertador de botão” de um grande Fotógrafo- este, treinou não só a sua Visão, mas todos os sentidos. Como tão bem apregoava Ernst Haas. Eu, acrescento que, principalmente, a capacidade de ouvir o Coração e a Natureza! Daí, vem o título desse formato de curso básico de Fotografia, para turmas e não um trabalho individualizado, que criei a partir 2008, em Floripa, o ImagemVIP.

Por isso, estou reeditando o Luz, Cor...Ação na ênfase de que ouçamos mais a Natureza, reinventando a cada dia um mundo novo- mais Prazeroso e Alegre! Compartilhando nossas criações!
Um mundo mais Amoroso, tolerante e solidário! Onde o Nós e mais importante que o Eu! Em um profundo clima de Paz consigo, com o outro e com a Natureza!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário