Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto

Um documentarista da Luz, do analógico ao digital. No meu ofício de fotógrafo, com uma ativa contemplação da beleza dessa energia luminosa, que chega graciosamente até nós. Coletivizar saberes, aprender e compartilhar nossas criações! E Empreender nossos Sonhos! 30Anos no ofício da Fotografia: o olho que vê e faz o coração vibrar, compartilha o sentimento!
http://www.corluzimagem.blogspot.com.br/

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

sábado, 21 de abril de 2012



Captada em filme, cromo 35mm. Pôr-do-Sol- rio Guaíba. Porto Alegre.Brasil. 1983.


LUZ, COR...AÇÃO!  (Reeditando...)

(Antes de apertar o botão, acione sua intuição e todos seus sentidos!)

"A sua visão só se tornará clara quando puder olhar para o
seu próprio coração.
Quem olha para fora sonha; quem olha para dentro acorda.”

Carl Jung

Rever meus Amigos e compartilhar conhecimentos. Práticas de 29 anos do ofício de “escrever com a Luz...”, senti a vontade de reeditar o curso de Fotografia “Luz, Cor...Ação”. Só que hoje, repaginado e plugado no processo fotográfico digital. Pois, quando do seu lançamento, na maravilhosa Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, 1991, ainda trabalhávamos com o filme.   
Depois vieram o 1º curso de Fotografia no Centro Cultural “Usina do Gasômetro”, Teatro de Câmara, Museu de Porto Alegre. Todos produzidos em com conjunto com a Séc. Municipal de Cultura de PoA, através da Coordenação de Cinema, Foto e Vídeo. Em 1993, aportando na Ilha de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura, Instituto Vêneto, entre outras instituições e centros de cultura.

Desde então, muita coisa mudou, principalmente, a maneira de captar a imagem fotográfica, mas apenas mudamos suporte- do “Filme” para o “Sensor”. Mas os princípios básicos da técnica e linguagem continuaram os mesmos: “o princípio da câmera escura” desde Hercules Florence, Niépce, Daguerre e tantos outros pioneiros.

Mas, para mim, ainda o fundamental, hoje é a convergência apregoada por Ernst Haas, fotógrafo, de um lado; e Leonardo Boff, filósofo e teólogo: “Ao ver a Natureza, precisamos escutá-la, com todos os nossos sentidos!” E escutando-a, estaremos ouvindo nosso coração, nossa intuição e não “erraremos” o clic!

Pois, em tempos digitais, com tantos recursos e modelos de câmeras, compreendo melhor o que se diferencia um simples “apertador de botão” de um grande Fotógrafo- este, treinou não só a sua Visão, mas todos os sentidos. Como tão bem apregoava Ernst Haas. Eu, acrescento que, principalmente, a capacidade de ouvir o Coração e a Natureza! Daí, vem o título desse formato de curso básico de Fotografia, para turmas e não um trabalho individualizado, que criei a partir 2008, em Floripa, o ImagemVIP.

Por isso, estou reeditando o Luz, Cor...Ação na ênfase de que ouçamos mais a Natureza, reinventando a cada dia um mundo novo- mais Prazeroso e Alegre! Compartilhando nossas criações!
Um mundo mais Amoroso, tolerante e solidário! Onde o Nós e mais importante que o Eu! Em um profundo clima de Paz consigo, com o outro e com a Natureza!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário