Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

30 Anos no Ofício da Fotografia



174 ANOS DE INVENÇÃO DA FOTOGRAFIA EM 2013
30 Anos no Ofício da Fotografia
Uma fotografia poderá não estar totalmente acabada, no momento em que se pressiona o botão disparador da máquina. Isto é tanto verdade hoje, como o era no dia em que a fotografia nasceu. "De fato, desde o instante em que a imagem fica registrada no cartão de memória, até o momento em que é exibida, existe um longo e apaixonante caminho".


COMO MANTER A ORIGINALIDADE E O PRAZER DE FOTOGRAFAR. Desenvolver a Fotografia Criativa e Facilitar a Compreensão da Imagem Digital
Ao comemorar 25 anos de trajetória profissional (2008), criou um novo curso denominado ImagemVIP, no qual enfoca a fotografia criativa como um (re) aprender a escrever com a luz”. Assim, num projeto mais personalizado surgiu o ImagemVIP. Uma resposta a “Como tornar seu tempo livre mais criativo? Com a Fotografia, por exemplo.”.
Bira Dias completa 30 anos no Ofício da Fotografia, com ampla experiência no ensino, na fotografia jornalística e publicitária. Como produtor cultural, criou e coordenou os dois projetos que deram início às Semanas de Fotografia em Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), trabalhando junto às Secretarias de Cultura desses municípios. Produz trabalhos para assessoria de imprensa, revistas e jornais catarinenses, além de realizar projetos fotográficos e exposições individuais e coletivas.
Como consultor, desde 2008, está trabalhando com um novo formato de informação fotográfica, denominado ImagemVIP, que tem como foco “Fotografia criativa: (Re)aprender a escrever com a luz!”. O curso abrange os seguintes conteúdos temáticos gerais:
- Fotografia, do Artesanal ao Digital − Cor e PB.
- Conhecer sua câmera melhorar o seu desempenho.
- O Processo Digital - “Workflow”: Crie o melhor para Você.
- Tratamentos de Imagens Fotográficas.
- Arquivos analógicos e digitais: Organização e Conservação.
- Processo criativo − Imagem e Informação.
- Dicas de uso em imagem impressa e internet.
- Facilitar a comunicação com seu laboratório - Questão de Qualidade.


Um Novo Formato interativo e personalizado
 “O atendimento é individual e totalmente personalizado, com foco nas reais necessidades de cada interessado, seus conhecimentos e sua criatividade", apoiados e com acompanhamento pela Internet.
O curso personalizado de fotografia ImagemVIP trata desse percurso e das mais fantásticas ferramentas para percorrer este caminho com criatividade, tais como os editores de imagem como o Picasa ao Lightroom, dentre outros.


Ainda segundo o fotógrafo, o curso visa alimentar a paixão pela fotografia, para que os interessados extraiam o máximo de suas imagens, no conforto de sua casa ou trabalho. A fotografia pode tornar o tempo livre das pessoas mais prazeroso e criativo:
"Oferecemos dicas para melhorar a eficiência e a qualidade do ato fotográfico, assim como meios para um tratamento mais especial das imagens, pois elas são únicas e expressões profundas de nossa essência criativa".

Uma das imagens utilizadas por Bira para divulgar seu trabalho é a de um nascer do Sol na Praia do Campeche, em Florianópolis, captado em filme negativo cor, digitalizada em escâner para filme, e posteriormente tratado no Photoshop. A imagem, em sua opinião, exemplifica as infinitas possibilidades criativas com a imagem fotográfica digital.





Bira Dias é fotógrafo profissional há 30 anos. Trabalha com fotografia publicitária, industrial, editorial, assessoria de imprensa e eventos. Realiza projetos, exposições e cursos. Como professor, ministrou aulas de fotografia no SENAC, CIC - Centro Integrado de Cultura e Casarão da Lagoa - Fundação Franklin Cascaes (em Florianópolis), e na FURB (Blumenau).

Ilha de Santa Catarina, 15/01/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário