Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto

Um documentarista da Luz, do analógico ao digital. No meu ofício de fotógrafo, com uma ativa contemplação da beleza dessa energia luminosa, que chega graciosamente até nós. Coletivizar saberes, aprender e compartilhar nossas criações! E Empreender nossos Sonhos! 30Anos no ofício da Fotografia: o olho que vê e faz o coração vibrar, compartilha o sentimento!
http://www.corluzimagem.blogspot.com.br/

Arquivo do blog

Criative Commons

Licença Creative Commons
http://www.corluzimagem.blogspot.com/ by Blog is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.corluzimagem.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.corluzimagem.blogspot.com/.

domingo, 1 de agosto de 2010

A descoberta da Fotografia aconteceu também no Brasil


No mês da comemoração dos 171 Anos da Invenção da Fotografia, oficializados pelo governo francês da época, a 17ª Edição do Salão de Arte 2010, que acontece no Clube A Hebraica, em São Paulo, de 17 a 22 de agosto, escolhe como tema para a sua Sala Especial, que a cada ano apresenta um tema diferente, nesta edição terá seu foco voltado para os 170 anos de Fotografia no Brasil, com a curadoria de Max Perlingeiro e apresentação de Pedro Vasquez.

A 17ª edição do Salão de Arte ocorre na semana que compreende o dia 19 de agosto, conhecido como "Dia Mundial da Fotografia", em referência à comunicação da invenção da daguerreotipia, feita em Paris, em 19 de agosto de 1839 pelo físico e político François Arago. Uma semana, portanto, mais do que oportuna para celebrar essa invenção que mudou a forma de relacionamento do ser humano com o mundo a ponto de Bachelard ter denominado o século XX de "século da imagem" e nosso tempo ser conhecido como "a civilização do olhar".
O corrente ano de 2010 assinala o 170º aniversário da introdução da daguerreotipia no Brasil, feita em 17 de janeiro de 1840 pelo abade francês Louis Compte (amigo pessoal de Daguerre), no Rio de Janeiro, fazendo do Brasil um dos primeiros países do mundo a ingressar na era fotográfica.

E como bem cita Pedro Vasquez em sua apresentação, a Fotografia também foi inventada no Brasil, por um francês radicado na antiga Campinas:
 “Porém, surpreendente mais ainda sabermos que antes disso, no começo desta mesma década, outro francês, Hercule Romuald Florence, havia realizado uma invenção autônoma da fotografia na então Vila de São Carlos (atual Campinas), na província de São Paulo, em 1833. Segundo desenhista da Expedição Langsdorff que o amor pela paulista Maria Angélica Vasconcelos fixara em terras brasileiras, Florence foi um prolífico inventor, mas, infelizmente, não teve possibilidade de difundir comercialmente seu processo. Seu pioneirismo começou a ser reconhecido entre nós a partir da biografia que Estevão Leão Bourroul lhe consagrou em 1900, e, em meados da década de 1970, o historiador Boris Kossoy conseguiu inscrever o nome de Florence no panteão internacional dos inventores da fotografia ao fazer com que o Rochester Institute of Technology repetisse suas experiências e comprovasse a viabilidade técnica da sua invenção. Sendo interessante lembrar que Florence chegou a usar o termo photographie e o verbo photographier em anotações datadas de 21 de janeiro de 1834. Ou seja, cinco anos antes que John Herschel sugerisse a adoção deste vocábulo para denominar genericamente os diferentes processos que coexistiam nesta ocasião.

Quem tiver sua agenda apontada para Sampa nesse período, vale a pena conferir e ao mesmo tempo contribuir com as crianças, adolescentes e transplantados do coração da ACTC (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração). Pois a renda da bilheteria será revertida para a Instituição.


Serviço
SALÃO DE ARTE 2010 - 17ª Edição
Organização: Vera Chaccur Chadad
Abertura beneficente: 16 de agosto, às 19h - para convidados.
Visitação: de 17 a 22 de agosto de 2010
Local: Clube A Hebraica - Sala Marc Chagall
Rua Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto, 115
Jardins São Paulo (SP) Tel.: (11) 3088-2625 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3088-2625      end_of_the_skype_highlighting
Leilão de Jóias: 20 de agosto (sexta-feira) às 17horas
Leilão de Relógios: 21 de agosto (sábado) às 20horas
Horários: Terça à sexta, das 15h às 22h; Sábado e domingo, das 13h às 21h;
Ingressos: R$ 25,00 (dinheiro ou cheque). A renda da bilheteria será revertida à ACTC (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração)
Acesso para portadores de necessidades especiais; ar-condicionado.
E clique em Sala Especial
Estacionamento: Vallet Service Estapar
R$ 17,00
Espaço gastronômico: Citron Gastronomi

Nenhum comentário:

Postar um comentário